Regulamentação do uso do FTI é o próximo passo do Governo, aponta Joana Darc (PR)

Criado para promover o desenvolvimento econômico dos municípios, o Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas, quase nunca chegava às prefeituras

A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), na manhã desta quarta-feira (27), terminou com a aprovação por 19 votos a 1, do uso de recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), no setor de saúde do Estado. Durante a votação, a deputada e vice-líder do Governo, Joana Darc (PR), sinalizou que as tratativas sobre a utilização dos montantes arrecadados pelo Fundo, terão desdobramentos, com vistas a sua regulamentação.

A ideia de acordo com discurso de Joana Darc, é evitar que os recursos do FTI, tenham desvio de finalidade.

“Fizemos esse levantamento e para nossa surpresa, descobrimos que pouquíssimo do FTI vinha sendo utilizado para o investimento em ações destinadas ao interior do Amazonas. Vamos mudar essa situação, por meio do debate amplo e de medidas transparentes”, disparou Joana.

A deputada destacou, que o espírito democrático que rodeou os mais de 40 dias de debates sobre o uso do Fundo, no socorro a saúde pública do Estado, continuarão durante as tratativas da sua regulamentação.

Ela destacou que o governador Wilson Lima (PSC), deixou claro durante reunião com prefeitos e demais parlamentares, que não deixará ninguém de fora dos debates.

“Os projetos importantes sempre passaram de forma assoberbada, sem o mínimo de debate. Nós estamos trabalhando para evitar que tenhamos que recorrer ao FTI, para apagar incêndios. Ele foi criado para promover desenvolvimento nos municípios e isso agora, passará a ser assegurado”, pontuou Joana.

Com a aprovação da matéria, R$ 280 milhões serão gastos na saúde, e R$ 70 milhões serão distribuídos, pelos 61 municípios, levando em consideração os dados habitacionais.

Dep. Joana Darc

Advogada, Servidora Pública Concursada PGM e Deputada Estadual do Amazonas eleita com 26.816 votos

Deixe uma resposta